Curso de Pompoarismo
O QUE É VULVODÍNIA?

O QUE É VULVODÍNIA?

O QUE É VULVODÍNIA? 

A vulvodínia é uma doença caracterizada pela ardência e dor na região genital da mulher, na área da vulva, podendo se estender até o clitóris. A doença é pouco conhecida e em muitos casos pode causar dor pélvica crônica, queimação, irritação e dores durante a relação sexual.

A vulvodínia não apenas é dolorida fisicamente como também pode ser um peso emocional e mental para mulheres e suas relações íntimas. Muitas pacientes não falam sobre o assunto por vergonha e pelo estigma.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA VULVODÍNIA?

A causa do problema ainda é desconhecida. Mas alguns fatores podem ajudar a desenvolver a doença. São eles:

  • sensibilidade à dor
  • fatores genéticos
  • disfunções no assoalho pélvico
  • candidíase de repetição
  • e até questões psicológicas.

TERAPIA MAGNÉTICA

Há pouca pesquisa na medicina ocidental que comprove a eficiência da terapia magnética, que é baseada na ideia de que organismos vivos existem em um campo magnético e que a cura acontece quando a energia eletromagnética é colocada em equilíbrio de volta.

Ímãs, que teoricamente aumentam a circulação de sangue e relaxam nervos hiperativos, têm um papel central na medicina chinesa há mais de 2 mil anos. Mas vários estudos não encontraram evidências de que ímãs aliviem dor ou sirvam para tratar problemas médicas.

TRATAMENTO

O tratamento da vulvodínia é feito através de uma abordagem multidisciplinar, aliando ginecologia, fisioterapia e psicologia.