Curso de Pompoarismo
Ejaculação Retardada

Ejaculação Retardada

Hoje o papo é Ejaculação Retardada

A prevalência parece ser baixa: aproximadamente 5% dos homens apresentam ejaculação retardada em algum momento da vida, de acordo com os médicos.

“No entanto, acreditamos que esse número seja muito maior, já que a maioria dos homens tem vergonha de procurar ajuda”, afirma o urologista Milton Skaff, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo o médico, essa disfunção sexual pode ter causas tanto psicológicas quanto físicas, mas é possível reverter a situação com tratamento individualizado.

O contrário da ejaculação precoce

Ao contrário da ejaculação precoce, a retardada ocorre quando o homem demora muito para ejacular durante a relação sexual – ou até não consegue (problema chamado de anejaculação).

No entanto, a ereção do pênis e desejo sexual existem.

Milton Skaff conta que o tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo.

“No caso da ejaculação retardada, entretanto, esse atraso não é consciente- o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue, mas o tempo vai variar para cada um”, comenta.

O problema e a saúde

O problema pode não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina.

“Há um impacto na autoestima e na autoconfiança, o que pode gerar dificuldades no relacionamento amoroso”, comenta o urologista Milton. Ele conta que a disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas.

“Ainda assim, é fundamental conversar com o seu médico para esclarecer e identificar melhor o problema”, aconselha.

Os fatores psicológicos nas causas da ejaculação retardada

Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos.

Um determinado problema que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e prejudicar o orgasmo. “Pode ser desde um trauma na infância que repercute na idade adulta até o medo de engravidar por conta da relação sexual”, exemplifica o urologista e andrologista Cláudio Gorga, da Unimed Paulistana.

Entre as causas orgânicas mais comuns, está o uso constante de medicamentos antidepressivos.

“É comum este tipo de medicação causar retardo ou mesmo grande dificuldade ejaculatória”, explica Cláudio Gorga.

A terceira idade e a ejaculação precoce

O envelhecimento também é outro fator influente. “Conforme a idade avança, há uma diminuição da sensibilidade do pênis, afetando a facilidade de atingir um orgasmo”, esclarece o urologista Milton.

Os fatores orgânicos que mais estão relacionados são:

  • Abuso de álcool e drogas;
    Diabetes;
    Uso de antidedrepressivos e outros medicamentos específicos;
    Esclerose múltipla;
    Distúrbios hormonais;
    Lesões neurológicas;
    Problemas decorrentes do envelhecimento.

Uma vez levantadas as causas da ejaculação retardada, o médico deverá fazer um tratamento específico, com ou sem medicamentos, dependendo dos motivos que levaram à disfunção.

“Geralmente, é preciso fazer um trabalho que vai envolver diferentes especialidades. Tanto o urologista quanto psicólogo ou especialidades médicas de alguma doença específica – como um endocrinologista no caso de diabetes”, comenta Milton Skaff.

Psicoterapia sexual ajuda a ejaculação retardada?

A psicoterapia sexual ainda é o modo mais efetivo de tratamento referente às disfunções sexuais dessa natureza.

A combinação entre o tratamento medicamentoso, quando necessário, e psicoterápico, principalmente, é o que tem demonstrado os melhores resultados.

Fonte: Site Minha Vida