Curso de Pompoarismo
Priapismo

Priapismo

O priapismo é quando o pênis permanece um longo tempo em ereção (mais de quatro horas), de maneira involuntária e vai se tornando doloroso. A característica principal do priapismo é que a ereção deixa de ser motivada por estímulo ou excitação sexual. Ou seja, o membro permanece rígido sem excitação ou mesmo após a ejaculação. Mesmo a dor, que usualmente interromperia uma ereção normal, não cessa o priapismo.

O priapismo pode ocorrer espontaneamente ou devido a certos antidepressivos ou fármacos para disfunção erétil.

O HOMEM PRECISA DO PERÍODO REFRATÁRIO - UM DESCANSO PARA O PÊNIS

Após a ejaculação é necessário um descanso para o pênis, o chamado período refratário. Nessa fase, um estímulo sexual pode até se tornar desagradável. Como se o pênis estivesse dizendo que precisa repousar.

TIPOS DE PRIAPISMO

Existem dois tipos de priapismo: o de baixo e o de alto fluxo de sangue. O primeiro dói muito e acontece principalmente em homens negros e morenos, mais propensos a sofrerem de anemia hemolítica falciforme, doença que pode levar à trombose, impedindo que o sangue do pênis volte para o corpo depois da ereção. Outros fatores podem causar esse tipo de priapismo, como a injeção de alguns remédios no órgão e o uso de drogas como a cocaína, mesmo que inalada. Já o priapismo de alto fluxo não costuma doer, e acontece principalmente em crianças que sofrem traumatismo do períneo (músculo que liga o saco ao ânus).

Em ambos os casos, tem que correr para o médico. O priapismo é reversível, mas em 50% dos casos pode causar problemas de ereção por toda a vida. Se não for tratado a tempo, o pênis pode gangrenar, e até ter que ser removido.

SAÚDE CARDIOVASCULAR É MUITO IMPORTANTE

A saúde cardiovascular é importante, pois a ereção peniana depende basicamente de uma boa circulação de sangue no órgão. Dessa forma, as medidas de prevenção sempre devem incluir:atividade física regular, alimentação balanceada, controle do peso, não fumar, cuidar do relacionamento e evitar estresse.

Se você sente dores e tem ereções prolongadas, consulte seu médico.