Curso de Pompoarismo
Higiene íntima e seus cuidados

Higiene íntima e seus cuidados

Como cuidar da sua superpoderosa e deixá-la saudável?

A higiene íntima é muito importante e esta deve ser feita adequadamente para não prejudicar a saúde íntima da mulher.
A vagina possui um pH próprio com uma ligeira acidez que deve ser mantido, e lavar-se exageradamente, usar produtos inadequados ou depilar-se quase que totalmente são hábitos que causam um desiquilíbrio no pH e flora vaginal natural e que pode levar a irritações, infecções ou micoses vaginais.
Caso você sinta um cheiro mais forte ou diferente na região íntima, procure seu médico para investigar a causa do problema e tratá-lo, o que irá eliminar o incômodo. 
Durante a menstruação os cuidados devem ser maiores. Troque o absorvente no mínimo de 4 em 4 horas.E, não use absorvente interno ao dormir.
A ducha íntima tira sua defesa não é recomendado, importante consultar seu ginecologista.
Depois do contato íntimo, é importante que faça sempre uma boa higiene íntima para evitar infeções ou doenças. Logo após o contato íntimo, deve tentar urinar para evitar o surgimento de infeções urinais e logo em seguida deve lavar abundantemente a região íntima com água e apenas um pouco de sabonete íntimo, e trocar de calcinha ou de protetor diário. Além disso, se tem o hábito de usar lubrificantes, deve evitar os que são à base de óleo ou de silicone, pois não saem facilmente com água, o pode prejudicar a flora vaginal dificultando a higiene íntima, promovendo a proliferação de fungos e de outros micro-organismos.
Outro cuidado importante, consiste em trocar diariamente o protetor diário e em casos de corrimento abundante este deve ser trocado mais de 1 vez por dia, estando sempre atenta à quantidade, cor e cheiro do corrimento para informar o ginecologista. Além disso, sempre que notar alguma alteração na vagina, como um cheiro diferente, corrimento amarelo ou esverdeado, coceira ou ardor, deve de ir no ginecologista, pois esses podem ser sinais de doenças como candidíase, herpes genital ou infeção urinária por exemplo, que precisam de tratamento.
A falta de higiene íntima adequada pode causar o aparecimento de caroços inflamados na pele, especialmente na região da virilha, axilas e ânus, causando uma doença grave chamada hidrosadenite supurativa.
      A roupa íntima que você usa é outro fator que influencia a sua higiene íntima, pois roupas íntimas de materiais sintéticos dificultam a transpiração da pele e aumentam acúmulo de suor o que potencia o surgimento de doenças como candidíase ou infecções vaginais, por exemplo. Assim, apenas deve usar calcinha de algodão, que deve ser trocada diariamente ou depois de se larvar ou de tomar banho.